Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

POR ONDE NAVEGA A JUVENTUDE?

A diocese de Montenegro é a diocese mais nova do Rio Grande do Sul. Moram nela, formada por 32 municípios, cerca de 350 mil pessoas. Destas, cerca de 57 mil são jovens de 15 a 29 anos. Considerando as diferentes influências sociais, culturais, econômicas, por onde navegariam, religiosamente, estes 57 mil jovens? Essa é a pergunta que vai ser respondida por uma pesquisa que o Observatório Juvenil do Vale, da UNISINOS, está realizando na diocese de Montenegro, até o final de 2010. Aplicar-se-ão 550 questionários, distribuídos segundo a população juvenil dos municípios. Há aplicadores dos questionários nas cinco áreas pastorais: Montenegro, Salvador do Sul, Estrela, São Sebastião do Caí e Bom Princípio.

Saber por onde navega, religiosamente, a juventude desta diocese é interesse de todos: educadores, padres, pastores, pais e mães e os próprios jovens. Interessa a todos porque sonhamos, na região, com uma juventude sempre mais feliz e saberemos construir, juntos, esta felicidade, sabendo por onde andam as preocupações e os sonhos dos jovens porque a vivência do sagrado, mesmo para os que não são de religião, interessa a todos.
Os pesquisadores que estão assumindo o levantamento e a leitura dos dados são o Prof. Hilário Dick, da UNISINOS, e o estudante de Ciências Sociais - José Silon Ferreira.





PARA QUE PESQUISAR JUVENTUDE?
Para fazermos um bom trabalho junto e com a juventude, nada mais importante que conhecer a realidade desta juventude. Isso vale para todos os espaços onde, de alguma forma, os jovens são objeto de atenção e carinho, como é a escola, as igrejas, as comunidades e os movimentos sociais de todos os tipos, de modo especial os que estão envolvidos com movimentos juvenis, de igrejas ou não. Uma sociedade que gosta de si mesma caracteriza-se pelo encanto e pelo cuidado que tem com a juventude.

Por isso é bem-vinda, certamente, uma pesquisa que o Observatório Juvenil do Vale, da UNISINOS, está realizando nos 32 municípios que formam a diocese de Montenegro, envolvendo cidades de maior porte como Montenegro, Estrela, Portão, Teutônia, Taquari e Triunfo, como todos os outros municípios, não menos importantes, mas com menos habitantes. Trata-se, desta vez, de perceber por onde anda, religiosamente, o segmento juvenil (15 a 29 anos) desta região, em suas diferentes realidades, igualmente culturais. Serão entrevistados/as cerca de 550 jovens, distribuídos em todas as municipalidades.

A realização da pesquisa conta com o apoio decidido dos responsáveis pela diocese de Montenegro bem como com a alegre colaboração de diversas lideranças juvenis provindas de diversos municípios da região. Os encarregados do levantamento e da leitura dos dados, está sob a responsabilidade do Prof. Hilário Dick, reconhecido pesquisador da realidade juvenil, e do universitário de Ciências Sociais, da UNISINOS, José Silon Ferreira.

Nenhum comentário: