Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

UNESCO e MEC lançam coleção de livros

A UNESCO e o MEC lançaram a coleção de livros "Educação para Todos", com vários temas.
Há 2 livros específicos sobre juventude: "Juventude e Contemporaneidade" e "Juventudes: outros olhares sobre a diversidade".

Todos estão disponíveis em pdf, gratuitamente.

No site:

http://www.forumeja.org.br/colecaoparatodos

Declaração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil contra a redução da maioridade penal

Todas as vezes que fizestes isso a um desses mais pequenos (...) foi a mim que o fizestes” (Mt 25,40)
O Brasil enfrenta uma onda generalizada de violências sob os mais variados aspectos e pontos de vista. São violências que vão desde a negação ou privação dos direitos básicos à vida até àquelas que geram insegurança, apreensão, medo.

Campanhas equivocadas criminalizam crianças, adolescentes e jovens como principais responsáveis dessas ações violentas, quando na verdade, frequentemente, os maiores culpados ficam totalmente impunes.

Os atos violentos, os crimes, o narcotráfico, envolvendo-os, a cada dia, em sua perversa trama, tiram-lhes as possibilidades de plena realização e os afastam de sua cidadania.
Neste contexto, o Senado volta a discutir a redução da maioridade penal com argumentos que poderiam ser usados também para idades menores ainda, como se esta fosse a solução para a diminuição da violência e da impunidade. A realidade revela que crianças, adolescentes e jovens são vítimas da violência. Muitas vezes são conduzidos aos caminhos da criminalidade por adultos inescrupulosos.