Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Pacto pela Juventude será discutido em todo o Brasil

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançou na semana passada em Brasília o Pacto pela Juventude. O Conselho inicia uma série de atividades em várias capitais para divulgá-lo e buscar apoio para os programas que vão beneficiar a juventude brasileira. O Pacto já foi apresentado nas cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) e, nesta semana, será a vez de Porto Velho (RO) e Rolândia (PR) discutirem o Pacto.

O Pacto é uma proposição do Conjuve aos governos federal, estadual e municipal, bem como aos candidatos a prefeito e vereador, para que se comprometam com as Políticas Públicas de Juventude nas suas ações de governo e plataformas eleitorais, respectivamente. Em Belo Horizonte, o pacto foi apresentado pelo presidente do Conjuve, Danilo Moreira, na sede da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), para os candidatos a prefeito da capital. Depois dos debates em torno do tema juventude, os candidatos são convidados a assinar o termo de compromisso, que sela o comprometimento do signatário com as políticas juvenis.

Na avaliação do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), é importante que o Pacto chegue a todos os municípios. "O trabalho que estamos realizando com o apoio do presidente Lula vem trazendo resultados positivos para o desenvolvimento do nosso país, por isso é primordial e valioso o encontro com os líderes dos municípios", frisou. O parlamentar explicou que o encontro com os prefeitos, vereadores e os demais líderes de municípios irá fortalecer o Pacto. "O compromisso com o Pacto é suprapartidário, é necessário o apoio de todos os políticos para obtermos o melhor resultado", destacou.

Para o deputado Vignatti (PT-SC), investir na juventude é fazer um Brasil diferente. "Nosso país está mudando e para melhor. Investir nos jovens é a iniciativa certa, começar a mudar pela 'raiz'. O Pacto da Juventude vai dar mais acesso e oportunidade para os jovens, diminuindo o índice de desemprego", disse.

O deputado lembrou os importantes programas lançados em prol da educação pelo presidente Lula. "O governo Lula tem demonstrado muita preocupação com os jovens, com isso vem atendendo e suprindo as necessidades que o Brasil precisa, exemplo disso são os programas ProUni, ReUni e Projovem que visam extrair o melhor potencial dos jovens de 14 a 29 anos", destacou Viganatti.

O objetivo do Conjuve é manter aceso o debate em torno das demandas apresentadas pela Conferência Nacional de Juventude, realizada em abril, em Brasília, e que reuniu mais de 400 mil pessoas em todo o país. O desafio agora é traduzir essas demandas em propostas, iniciativas, programas e projetos de âmbito nacional, estadual e municipal, capazes de atender efetivamente às necessidades e expectativas da juventude brasileira.

Fonte: http://www.ptnacamara.org.br/noticia.php?id=6386

Nenhum comentário: